Bitcoin: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Moeda Digital!

Bitcoin é uma das maiores criptomoedas do mundo, de acordo com a capitalização de mercado. É uma moeda digital que funciona como moeda de troca, só que de maneira digital.

Você pode ganhar Bitcoin como recompensa pela mineração, o que envolve a verificação das transações Bitcoin. Você também pode comprar Bitcoin em várias bolsas abertas ou recebê-lo ao vender algo.

A História do Bitcoin:

O Bitcoin foi criado após a crise financeira de 2008 por meio de um white paper escrito por uma entidade pseudônima ou um grupo de pessoas chamado Satoshi Nakamoto. A crise serviu como um forte motivador para o desenvolvimento do Bitcoin.

A crise financeira de 2007 e 2008 — muitas vezes conhecida como a crise das hipotecas subprime — foi um acontecimento global que levou à contracção significativa da liquidez nos mercados financeiros globais (que começou nos Estados Unidos) devido ao colapso do mercado imobiliário.

Enquanto o mundo estava mergulhado numa recessão global provocada pela especulação excessiva do mercado financeiro e pelos bancos arriscando milhões de dólares em fundos de depositantes…

…o livro branco lançou as bases para o primeiro dinheiro digital totalmente funcional baseado na tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) chamada blockchain.

Então, o que é Bitcoin e Como Funciona?

O white paper do Bitcoin foi o primeiro documento a estabelecer os fundamentos de um sistema de pagamento eletrônico peer-to-peer (P2P) sem…

…confiança e criptograficamente seguro, fundamentalmente projetado para ser resistente à censura e transparente, ao mesmo tempo em que recupera o poder financeiro para os indivíduos.

Bitcoin é dinheiro digital, também conhecido como criptomoeda, que funciona independentemente de qualquer autoridade central. Uma criptomoeda é um meio digital de troca que protege e verifica transações usando criptografia.

A criptografia se refere a um método de transformar texto simples em um texto sem sentido ou aleatório chamado texto cifrado.

O estudo de técnicas de comunicação seguras que permitem que apenas o remetente e o destinatário pretendido de uma mensagem leiam seu conteúdo é conhecido como criptografia.

O Bitcoin foi criado como uma alternativa às moedas fiduciárias existentes que poderiam eventualmente ser reconhecidas como uma moeda global.

Hoje, as moedas fiduciárias, como a libra esterlina e o dólar americano, são os tipos de dinheiro mais utilizados em todo o mundo.

No entanto, o Bitcoin utiliza tecnologia peer-to-peer para facilitar transações entre partes que acreditam que o ativo transferido tem valor intrínseco.

P2P refere-se à troca direta de um ativo, como o Bitcoin, entre indivíduos, sem a interferência de uma autoridade central.

O que é Mineração de Bitcoin e Como Funciona?

O processo de adição de novas transações ao blockchain do Bitcoin é conhecido como mineração de Bitcoin. É um trabalho difícil.

Os mineradores de Bitcoin empregam uma técnica PoW, na qual os computadores competem para resolver problemas matemáticos que validam as transações.

Em geral, os mineradores tentam gerar um número hexadecimal de 64 dígitos, conhecido como hash, que seja menor ou igual ao hash alvo.

A taxa de hash do Bitcoin indica o número estimado de hashes criados pelos mineradores que tentam resolver o bloco Bitcoin atual ou qualquer bloco específico.

A taxa de hash do Bitcoin é medida em Hashes por segundo, ou H/s. Os mineradores precisam de uma alta taxa de hash, medida em megahashes por segundo (MH/s), gigahashes por segundo (GH/s) e terahashes…

por segundo (TH/s), para minerar com sucesso. O código Bitcoin recompensa os mineiros com Bitcoin adicional para encorajá-los…

…a continuar correndo para resolver os enigmas e manter todo o sistema. É assim que novas transações blockchain são adicionadas ao sistema.

É vital observar que a taxa de hash do Bitcoin não influencia a velocidade com que cada bloco é resolvido.

O valor da dificuldade de mineração do Bitcoin (ajustado para cima ou para baixo em cada bloco) garante que os blocos sejam resolvidos em um período de tempo fixo chamado tempo de bloco.

A mineração de Bitcoins é consideravelmente menos lucrativa do que era antes, tornando ainda mais desafiador recuperar o aumento dos custos associados à aquisição de poder computacional e ao seu funcionamento usando eletricidade.

Quando o sistema foi introduzido pela primeira vez em 2009, os mineiros recebiam um selo sempre que obtinham uma quantidade maior de Bitcoin do que agora.

A recompensa do bloco é reduzida pela metade a cada 210.000 blocos (aproximadamente a cada quatro anos).

Por exemplo, um bloco de Bitcoin valia 50 BTC quando foi inicialmente extraído em 2009. Esse valor foi reduzido para 25 BTC em 2012.

Em 2016, foi cortado pela metade novamente em 12,5 BTC. A recompensa foi reduzida novamente em 11 de maio de 2020, para 6,25 BTC.

À medida que o número de transações aumenta, o valor que os mineiros recebem por cada selo diminui.

Até 2140, espera-se que todos os Bitcoins tenham sido colocados em circulação, deixando os mineradores com pouca escolha a não ser contar com taxas de transação para lucrar com a validação da rede.

Criptomoedas Existentes:

Existem milhares de criptomoedas. Alguns dos mais conhecidos incluem:

Bitcoin:

Como ja dissemos, Fundado em 2009, o Bitcoin foi a primeira criptomoeda e ainda é a mais negociada.

A moeda foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto – amplamente considerado um pseudônimo para um indivíduo ou grupo de pessoas cuja identidade precisa permanece desconhecida.

Ethereum:

Desenvolvido em 2015, Ethereum é uma plataforma blockchain com criptomoeda própria, chamada Ether (ETH) ou Ethereum. É a criptomoeda mais popular depois do Bitcoin.

Litecoin:

Esta moeda é mais semelhante ao bitcoin, mas evoluiu mais rapidamente para desenvolver novas inovações, incluindo pagamentos e processos mais rápidos para permitir mais transações.

Ripple:

Ripple é um sistema de contabilidade distribuído fundado em 2012. O Ripple pode ser usado para rastrear diferentes tipos de transações, não apenas criptomoedas. A empresa por trás disso trabalhou com vários bancos e instituições financeiras.

As criptomoedas não Bitcoin são conhecidas coletivamente como “altcoins” para distingui-las do original.

Referencia: https://cointelegraph.com/learn/what-is-bitcoin-a-beginners-guide-to-the-worlds-first-cryptocurrency

Referencia: https://www.coursera.org/articles/bitcoin-cryptocurrency

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *