Erros Financeiros Que Você Deveria Evitar Para Prosperar!

A tomada de decisões financeiras é uma habilidade que você aprimora com o tempo, então não se surpreenda se cometer alguns dos maiores erros financeiros na adolescência e na casa dos vinte anos.

Ser bom em administrar seu dinheiro é realmente uma arte que qualquer pessoa pode dominar, mesmo os mais fracos de coração.

Tudo se resume a adquirir bons hábitos de poupança de dinheiro que, com o tempo, (espero) se transformarão num bom estoque de poupanças na sua conta bancária.

Mas, para chegar lá, você precisa saber quais são os erros financeiros mais comuns e como evitá-los para não cair no primeiro obstáculo.

Erros Financeiros Que Você Deveria Evitar Cometer.

Não Saber Para Onde vai o Dinheiro:

Não é incomum que as pessoas não saibam quanto gastam com seguros, transporte, alimentação fora de casa e outras despesas rotineiras.

Elas não estão fazendo orçamentos nem monitorando para onde está indo seu dinheiro e, com sorte, esperam que ainda haja dinheiro sobrando até o final do mês. Não saber para onde vai o seu dinheiro demonstra falta de propriedade sobre ele e pode levar a resultados prejudiciais, como dívidas.

As pessoas trabalham duro para ganhar a vida. Também deve ser feito esforço no planeamento da utilização do dinheiro e das poupanças.

A aritmética simples mostra que devemos gastar menos do que ganhamos. Não monitorar seus gastos está impedindo você de economizar dinheiro, porque você não consegue ver quanto poderia estar economizando, observando onde está gastando demais.

Assumir o controle do seu dinheiro, decidindo onde cada real será gasto, é fundamental para vencer financeiramente.

Experimente acompanhar seus gastos durante um mês, sem alterar a forma como você costuma gastar; assim você consegue analisar melhor e ver onde precisa fazer correções com seu dinheiro.

Falha em Definir Prioridades e Metas:

Quando as prioridades e objetivos financeiros não são estabelecidos, muito dinheiro pode ser desperdiçado em coisas que não vale a pena ter. O termo “padrão de vida” é frequentemente usado incorretamente no lugar de “nível de vida”.

Seu padrão de vida é o que você pode razoavelmente esperar alcançar. Seu nível de vida é a maneira como você realmente vive no dia a dia. Em termos de metas e prioridades financeiras, seu padrão de vida e seu nível de vida podem ser bem diferentes.

A importância de estabelecer metas é que você tenha algo pelo qual trabalhar. Às vezes podemos ficar tão envolvidos nos problemas do dia a dia que acabamos com pouco para mostrar por todos os nossos esforços.

Economizar dinheiro só por economizar é como cavar um buraco sem saber para onde vai ou o que procura. Há muitas coisas pelas quais ansiar no futuro e nas quais o seu eu futuro precisará da ajuda do seu eu atual.

Você precisará definir metas para a aposentadoria (quanto? Até quando?), a faculdade dos filhos, a entrada da casa e as férias dos sonhos.

Cuidado Com a Pressa na Hora de Comprar:

É incrível quantas pessoas aceitam conselhos de estranhos sem questionar seus conhecimentos ou experiência. Como consumidor, você precisa ser sábio e reunir os fatos antes de fazer negócios com alguém.

Reserve um tempo para fazer sua lição de casa antes de gastar seu dinheiro suado. Não se apresse em decisões financeiras. Se você estiver sendo pressionado a tomar uma decisão rápida, considere isso um sinal de que algo pode estar errado.

Lembre-se de que não se espera que você seja um especialista em todas as áreas. Aprenda a se sentir confortável dizendo: “Preciso estudar esse tipo de investimento (compra, oferta, negócio) antes de tomar uma decisão.”

Cuidado ao Emprestar Dinheiro Para Parentes e Amigos:

Emprestar dinheiro a parentes e amigos é um negócio arriscado. Se for empresta dinheiro, tenha o suficiente para que aquele empréstimo não lhe faça falta financeiramente.

O triste é que os empréstimos familiares são os mais difíceis de cobrar. E se você fizer um empréstimo para um parente ou amigo, esteja preparado para possivelmente demora na hora de receber.

A melhor resposta para a maioria dos pedidos de dinheiro familiar é “não”. No longo prazo, esta pode ser a melhor maneira de evitar ressentimentos. Muitas vezes, os pagamentos vão para outras contas e os parentes são os últimos a serem pagos, se é que são pagos.

Emprestar e pedir dinheiro emprestado a amigos e parentes é algo pessoal. É difícil ser um cobrador de dívidas com a família porque isso prejudicará o relacionamento deles na hora de cobrar. A melhor transação com a família e amigos é apenas dar.

Cuidado Com as Compras por Impulso:

Comprar por impulso é comprar sem pensar bem na compra. Se vemos algo que queremos e temos uma maneira de obtê-lo, como usando nossos cartões de crédito, então não há razão para não conseguirmos… certo?…

…Bem, errado. Se você está gastando dinheiro que não tem, então não deveria comprá-lo! É bom senso. Embora hoje todos estejam tentando se manter atualizados sobre as mais recentes tecnologias, roupas e carros, o que é difícil de acompanhar, pois sempre há novos avanços sendo feitos.

Fazemos essas compras por impulso tentando acompanhar todos – chamamos isso de “acompanhar os vizinhos”. O que isto significa é que compramos coisas, com dinheiro que não temos, para tentar impressionar os outros.

Comprar por racionalização é diferente de comprar por impulso. Uma definição de racionalização é “inventar razões auto-satisfatórias, mas falsas ou inconsistentes, para o comportamento de alguém” ( Dicionário.com , 2018).

Então, sentimos que precisamos do smartphone mais recente porque todo mundo tem o smartphone mais recente.

Sentimos que precisamos de um carro novo porque todo mundo tem um carro novo. Precisamos sair para comer porque nossos amigos e familiares estão sempre nos convidando para ir comer.

Precisamos viajar pelo mundo porque celebridades e personalidades das redes sociais estão viajando pelo mundo. Você não é eles, sua situação financeira é diferente e você tem objetivos diferentes – priorize-se.

Falta de um Fundo de Emergência:

Os esquilos são espertos. Eles guardam recursos, como bolotas, para usar em uma situação futura, quando não conseguirem coletar alimentos em condições climáticas inseguras.

Os conselheiros financeiros relatam que muitos problemas financeiros são resultado de um evento inesperado, como internação hospitalar, acidente de carro ou perda de emprego.

Por mais que não queiramos que isso aconteça, emergências acontecerão. Porque sabemos que ocorrerão emergências, precisamos estar preparados como nossos companheiros esquilos.

Referência: https://pubs.nmsu.edu/_g/G252/index.html
Referência: https://www.savethestudent.org/money/student-budgeting/common-money-mistakes.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *