Um orçamento é uma ferramenta de planejamento financeiro muito útil para determinar quanto você precisa gastar e economizar a cada mês. Além disso, ajuda você a melhorar seus hábitos financeiros.
Essa tarefa pode não parecer tão emocionante, mas é essencial para organizar suas finanças. O mais importante é manter o equilíbrio: se você parar de gastar em certas coisas, terá a oportunidade de cobrir outras prioridades…
…como reservar esse dinheiro para uma grande compra, criar um fundo de emergência para imprevistos, aumentar suas economias ou seu capital, investimento.
É essencial que você seja muito honesto com suas receitas e despesas. Caso contrário, o orçamento não funcionará. Um bom orçamento é alcançado com dados precisos sobre sua atividade financeira e hábitos de compra.
No final, seu orçamento lhe dirá de onde vem sua renda, quanto dinheiro está disponível e para onde vai no final do mês.
Além disso, se pretende que o seu orçamento funcione e se adapte ao seu estilo de vida, faça um inventário criterioso e detalhado de todas as suas despesas correntes, avalie o que pode gastar e defina quais são as suas verdadeiras prioridades.
Embora você possa escrever seu orçamento com lápis e papel, é mais fácil e eficiente usar uma planilha ou um aplicativo financeiro.
Essas ferramentas tecnológicas são mais práticas para criar categorias, aplicar fórmulas, modificar e fazer novos cálculos, sem precisar de papel e caneta.
Estude suas Demonstrações Financeiras:
Quanto é sua renda mensal? Se você recebe o pagamento em folha de pagamento, com dedução automática do imposto, o valor depositado em sua conta corresponde ao seu lucro líquido (ou salário líquido).
Se você trabalha por conta própria ou tem fontes de renda adicionais, como pagamentos de pensão alimentícia ou benefícios compensatórios, deverá incluir esses valores em sua renda mensal.
Dica: Se você possui renda variável (por exemplo, de trabalho sazonal ou freelance), inclua-a no seu orçamento, tomando como referência os honorários recebidos.
Crie uma Lista de Despesas Mensais:
Faça uma lista detalhada de todas as despesas que você planeja fazer durante o mês. Esta lista pode incluir:
- Pagamento de hipoteca ou aluguel;
- Impostos sobre veículos;
- Seguro;
- Comida;
- Acessórios para casa;
- Entretenimento;
- Restaurantes;
- Transporte;
- Viagens.
Além disso, você pode usar seus extratos bancários, recibos e extratos de cartão de crédito dos últimos três meses para identificar em que você está gastando.
Defina Despesas Fixas e Variáveis:
Despesas fixas são aquelas que você deve tem todos os meses. Elas incluem pagamento de aluguel, impostos sobre veículos, serviços públicos, serviços de telefone, televisão e internet, matrícula escolar de seus filhos, etc.
Se você estiver pagando com cartão de crédito, inclua esse valor e quaisquer outras despesas mensais essenciais que você tenha em casa.
Se você planeja economizar uma quantia específica de dinheiro ou fazer o pagamento mensal de um empréstimo, inclua esses valores em suas despesas fixas.
Já as despesas variáveis são aquelas que podem mudar mês a mês, por exemplo:
- Comida;
- Gasolina;
- Entretenimento;
- Restaurante;
- Presentes.
Além disso, você pode incluir uma categoria para despesas inesperadas ou criar seu fundo de emergência.
Some Suas Receitas e Despesas Mensais:
Se seu dinheiro exceder suas despesas, isso significa que foi um ótimo começo. Significa que você tem dinheiro extra para guardar.
Dica: Se sua renda for suficiente para cobrir todas as suas despesas, considere seguir a regra 50/30/20. De acordo com esta fórmula…
…as suas necessidades ou despesas básicas devem representar 50% do seu orçamento, os seus desejos ocupam outros 30% e as suas poupanças ou pagamentos de dívidas ocupam os restantes 20%.
Se seus gastos forem maiores, significa que você ultrapassou sua capacidade de gastos e será necessário mudar alguns hábitos de compra.
Ajuste Seus Gastos:
Se você está enfrentando uma situação em que suas despesas ultrapassaram seu poder de compra, considere a opção de reduzir ou eliminar algumas despesas variáveis.
Você pode cozinhar mais em casa em vez de ir a restaurantes ou cancelar uma assinatura que não usa mais.
Se você está gastando demais ou com dívidas significativas, reduzir suas despesas variáveis não será suficiente.
Você precisará cortar suas despesas fixas e aumentar sua receita até conseguir novamente o equilíbrio no seu orçamento.
Tente manter seu orçamento equilibrado. Isso significa que toda a sua renda é suficiente para cobrir suas despesas e atingir seus objetivos financeiros.
Como Usar seu Orçamento:
Depois de criar seu orçamento, você deve acompanhar continuamente seus gastos em cada categoria, diariamente, se possível.
A mesma planilha ou aplicativo que você utilizou para criar seu orçamento servirá para registrar seus gastos diários e fazer atualizações em tempo real.
Registrar suas despesas do mês o ajudará a evitar gastos excessivos e a identificar gastos desnecessários ou maus hábitos de compra.
Reserve alguns minutos por dia para anotar suas despesas e tente não deixar essa tarefa para o final do mês.
Se você ainda não está familiarizado com a criação de um orçamento tão estruturado, tente gerenciar sua receita em dinheiro. Pegue seu dinheiro e divida-o em categorias de gastos.
Em seguida, separe os valores correspondentes e embale as quantias em dinheiro em envelopes diferentes. À medida que os envelopes ficarem vazios, você não poderá mais gastar mais nessa categoria.
Agora que você tem um orçamento, analise quanto gastou. Toda vez que atingir o limite de gastos de uma categoria, procure não gastar demais, ou se for algo essencial, pegue os recursos de outra categoria e cubra esses gastos adicionais.
Lembre-se que o objetivo do seu orçamento é manter as despesas equilibradas, ou pelo menos, que não ultrapassem a sua renda mensal.
Referência: https://www.tributi.com/mis-finanzas-personales/haz-tu-presupuesto-personal-en-6-simples-pasos
Referência: https://bettermoneyhabits.bankofamerica.com/es/saving-budgeting/creating-a-budget
Pingback: Educação Financeira: O Segredo Para o Sucesso Financeiro!